quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Sobre Protetores Solares...

Bom dia, Galera!
Aqui em casa, estamos assinando a revista SUPER INTERESSANTE, e quem já leu, sabe...
é super interessante mesmo, várias reportagens legais!!

Então... hj minha postagem foi ctrl c + ctrl v de lá (ed. 311 novembro/2012),
sobre Protetores solares.

Férias chegando...
Sol, calor, praia... isso é verão! ♫♪ rs

LEIAM!

"O que são os números FPS no protetor solar?"
Eles não estão relacionados ao poder de proteção,
mas ao tempo em que a pele fica protegida dos raios solares.

 
O fator de proteção solar representa o tempo a mais que a pele fica protegida. Por exemplo, se sua pele leva 5 minutos para sofrer os efeitos do sol, ao passar um protetor com fator de proteção solar 15, a pele fica protegida por 15 vezes mais tempo (no caso 75 minutos). O mesmo protetor sobre uma pele mais escura, que sofre os efeitos solares após 7 minutos, protege por 105 minutos. Mas, cuidado. Isso não quer dizer que o FPS 60 seja quatro vezes mais poderoso que o FPS 15, mas que ele protege por quatro vezes mais tempo.


Mas o que é pele protegida? É aquela que, quando exposta ao sol, não apresenta danos visíveis como vermelhidão e queimaduras. Já a numeração dos protetores é uma convenção internacional regulamentada por órgãos reguladores de medicamentos, como a Anvisa. Os numeros são definidos em diversos testes. Um deles é o da dose mínima de eritema (DME), que é o tempo mínimo para a pele ficar vermelha após a exposição.


Basicamente, o FPS é determinado ao dividir a DME das que não passaram. Assim surgem numeros como 2, 4, 8, 20, 50 etc. Porém alguns deles vão sumir. Em Junho, a Anvisa determinou que o FPS mínimo disponivel no mercado deve ser 6. As indústrias terão 2 anos para se adaptarem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário